Esperança.

sexta-feira, julho 29, 2016

Bom dia meus grandes queridos, sei que estou um pouquinho mais atrasada (o que tem sido meu apanágio ultimamente) mas por favor não fiquem desapontados, porque hoje tenho tanta coisa para vos contar.
Hoje dei por mim a pensar na palavra esperança e de como cada ser humano, se agarra a ela, para as mais ínfimas, mas sobretudo para as mais importantes coisas desta vida. Todos nós nos alimentamos dela. Amanhã vai ser melhor. É a esperança que nos segura e ampara, mesmo quando o cenário parece aterrador, mesmo quando já não há solução à vista, há a esperança mesmo que ingénua que tudo vai passar. A esperança é talvez a qualidade humana mais inocente e ao mesmo tempo a mais ambiciosa, porque nos incita e compele a continuar.  E porque é que eu hoje me lembrei de tudo isto? Porque ando à muito tempo para vos contar o que se tem passado comigo desde o finalzinho do ano passado. No dia 11 de Dezembro descobri que estava grávida, foi uma emoção, uma alegria que não me cabia dentro do peito. Estava tão feliz! Claro que contámos a toda a gente, leia-se família, houve choro, gargalhadas, alegria, vinha aí um bebé!!! Mal podia acreditar que ia entrar no novo ano grávida e que em Agosto íamos ser pais. Comecei o ano novo cheia, cheia de esperança e podem ler isso nas entrelinhas da mensagem de ano novo (qual presidente ou primeiro-ministro), que vos deixei no blog. A nossa alegria durou muito pouco, foi um golpe para lá de duro, quando sofri a 4 de Janeiro um aborto espontâneo. Já sei que é muito comum, que não é uma tragédia, que as estatísticas para um aborto espontâneo na 1ª gravidez é altíssima, sobretudo em mulheres com a minha idade. Mas por mais que a razão me dissesse isso, o coração não absorvia. Foi difícil para todos. O vazio que se cria e a dura tarefa de contar o que se tinha passado, foi dose!!! Ver o desapontamento e a tristeza na cara das pouquíssimas pessoas que sabiam, foi como que outra bala. Tal como uma ferida aberta, doía, ardia, mas cicatrizou. Sei que há mulheres que passaram por isto 2, 3 vezes, em fases mais avançadas até e com bastantes mais traumas, não sei sinceramente como superaram. Deve ter sido a esperança. Não foi fácil fazer blog, não foi fácil fazer a minha vida profissional, não foi fácil funcionar naqueles dias, mas o tempo é sábio e com calma voltei a ser eu e não o número de uma estatística fria.

Respirei, deram-me mimo e colo e passados 2 meses, no dia 2 de Março fiquei grávida outra vez!!!! Assustados, escaldados, cautelosos fomos vivendo os dois com esta noticia, que desta foi só nossa. Passámos as 8 semanas, altura em sofri o aborto e chegou o período crítico das 12 semanas que Graças a Deus superámos. A partir da 8ª semana, vieram os enjoos, os vómitos, o cansaço e a apatia, motivo pelo qual o blog andou um bocadinho errático. Veio a doença do meu pai, para piorar tudo e me deixar mais nervosa, mas este bebé agarrou-se a mim e nós a ele. Desta vez a família recebeu de forma cautelosa a notícia, tal como nós, mas agora que estou com 5 meses, já todos respiram com mais e s p e r a n ç a de que tudo vai correr bem! Eu e o amor da minha vida, vamos ser pais de uma menina,  a Sofia e vocês vão todos ser tias e tios, combinado?  Tão bom, finalmente partilhar esta notícia com vocês, talvez assim consigam compreender o motivo dos mails atrasados, menos posts, porque confesso que o meu ritmo abrandou e ficou mais difícil para mim conciliar tudo.

A Sofia está bem, mexe-se muito, dá-me uma fome do cão e já pesa 350g, chega lá para dia 6 de Dezembro para abençoar as nossas vidas, e se Deus quiser encher-nos de alegria. Que venha com saúde, não paro de pedir mentalmente e que acarinhe sempre os pais, avós, família é tudo que pedimos!! Encho-me de medos, espero estar a altura, mas os meus medos ficam para outro post, talvez depois, algumas mães mais experientes me consigam encher de luz com os conselhos de quem já navega por essas águas. Por agora fiquem só felizes por nós, é só isso que vos peço. Ficam e podem acreditar as minhas primeiras fotos de grávida ( pareço uma bolinha com 1.50m)!



Beijos malta bom fim de semana.
Divirtam-se!

You Might Also Like

27 comentários

  1. Muitos, muitos parabéns. Já a sigo há algum tempo no insta mas nunca comentei. A minha filha mais velha também se chama Sofia e veio depois de dois abortos. Por isso, vai correr tudo bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que feliz que estou por vocês!!!
    Que turbulência... mas tudo vai acabar bem... com o pensamento positivo que tem, e o apoio da família que possui, não há motivos para mais azares.
    Vou torcer por isso.
    Gostei muito da escolha do nome. A minha Flor esteve quase para se chamar Sofia!
    Espero que tenha um parto tão tranquilo como o meu, pois o meu marido diz que era mais complicado ir tirar um dente do que foi fazer a minha cesariana! Pois, é que eu não sou adepta de partos normais (admiro quem o é!) e comigo e com a Flor tudo correu às mil maravilhas. Estava muito tranquila nesse dia. Quando experencio pela 1ª vez alguma coisa ligada à saúde penso sempre que vai ser fácil e correr tudo bem. Com o nascimento da minha filha não foi diferente. Chegamos à casa de saúde às 8h, preparam-me, às 9h entrei no bloco operatório, às 9h35m a Flor nasceu, às 10h15m estava no quarto.
    Espero que seja igual consigo!
    Beijo muito grande, cheio de carinho e com um xi-coração apertado (sem magoar a Sofia!)!!!
    Até parece que nos conhecemos pessoalmente :-)
    Ruca Cortez Marques

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e votos de dias felizes: bem merece :-)
    E não vou deixar de partilhar um dos pensamentos q me ocorreu: em breve teremos neste blog o quarto de menina mais lindo do mundo!!!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitas felicidades, e embora o outro bebé esteja sempre no seu coração vai ver que a Sofia lhe vai encher o coração e a vida de alegria.
    Beijinhos e tudo de bom
    Carla Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Adoro os seus projetos, o seu blog e todas as partilhas que faz com a honestidade e simplicidade que a carateriza!
    Esperança...foi o que tive sempre ao chegar aqui e que houvesse a notícia do seu projeto de vida, a continuação de um amor.
    Muito feliz, estou mesmo feliz!
    Lamento ter sofrido, mas por tudo aquilo que passou, acredito que a tenha tornado mais forte.
    Que corra tudo bem, desejo muita saúde e sorte!
    Vou sabendo notícias por aqui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns! Vai tudo correr bem. :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei muito emocionada com este seu relato Ângela. Passei exatamente pelo mesmo há 2 anos. Felizmente, da segunda vez também tudo correu bem e tenho agora um lindo menino com 1 ano, super traquina e bem disposto! Enche as nossas vidas de alegria e também de muito trabalho... Mas vale a pena! De tal forma, que já estamos a pensar tentar ter outro! Muitos parabéns e que tudo corra pelo melhor, como merece!

    ResponderEliminar
  8. Estou tão contente Ângela....muitos parabéns Minha querida, o passado fica lá atrás, olha em frente e aproveita bastante a gravidez é um período maravilhoso da nossa vida e tão raro...um grande beijinho para vós, vão ser uns pais excelentes...♡♡♡♡

    ResponderEliminar
  9. Muitos e muitos parabéns Ângela. Fico feliz por si, para a sua cara metade e seja bem vinda a Sofia ;)
    Um grande abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. Estou tão feliz tão feliz Ângela nem imagina como estou contente esse filho também é como se fosse um bocadinho meu ... é isso.Eu estive 11 anos 11...mas com um avanço da medicina e a graça de deus também com a dita esperança e acredito que tivesse que ser assim ..cá está nao um mas já tenho o segundo.estou mesmo feliz taaaaoooo feliz por vós.Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns! Vai tudo correr bem.....Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Ângela, fico muito feliz por si. Um filho (ou no meu caso 3) é o melhor que há. Desejo que tudo continue a correr bem e acredito que assim será. Um beijo enorme e aproveite, pois poderá vir a ter saudades dessa barriguinha. :)
    Inês

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns!!! Tia sim, porque venho cá todos os dias fazer uma visita, ja faço parte da "família"����. Muita serenidade e fé. Gosto tanto de si pelo que escreve��. Mesmo assim acho que faz bastante posts e interessantes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns pela Sofia, fico ,muito feliz por si e que tudo corra pelo melhor .
    Há que ter FÈ e acreditar
    Um grande bj e tudo de bom
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  15. Olá Ângela, também eu sou um número que infelizmente contribui para as ditas estatísticas...
    Estou muito feliz por si, pelo pai da Sofia e claro pela Sofia também. Nunca perca a esperança. Essa luz interior que lhe é tão característica e que transparece em cada trabalho, em cada projecto, em cada texto no Blogue... A sua menina vai ser uma alma iluminada, de certeza. O seu amor e a sua força interior, a sua luz vão gerar uma menina linda e saudável.
    Um beijo enorme e aproveite essa barriguinha, nunca mais a sua filha será tão sua como agora!

    ResponderEliminar
  16. Hello:) sei bem o que isso é, sou mãe de dois rapazolas , mas parece que ainda foi ontem que nasceram, e um conselho, independentemente do "susto" que teve tb tive e supera-se, viva a gravidez duma forma relaxada, ao bebe agora não acontece nada, é uma vida que vem aí, o importante é manter a sua boa disposição, eles sentem isso! bjinhos e Parabéns!Have Fun!

    ResponderEliminar
  17. Está linda! Parabéns e muitas, muitas felicidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Muitos Parabéns Ângela! A melhor riqueza do mundo está por chegar cheia de saúde e vida vai ver. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Minha Querida Muitos Parabéns,
    para a futura mamã e para a futuro papá, muita saúde e tudo de bom para toda a família.
    Quanto ao aborto espontâneo, infelizmente acontece a muitas mulheres e a mim também me calhou...
    Fiquei deveras contente com a noticia do bebé... minha querida desejo-lhe uma hora muito pequenina... o nascimento de um bebé é das melhoras coisas que pode acontecer a uma mulher e certamente à sua "cara metade".
    Beijinhos Grandes minha querida!!!

    ResponderEliminar
  20. Muitos Parabéns Ângela!!! Que a Sofia seja muito, muito feliz!!

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns ! As maiores felicidades para a Sofia!

    ResponderEliminar
  22. Muitos muitos muitos parabéns!!! Desejos de um óptimo "final" de gravidez. Eu acredito. :)

    ResponderEliminar
  23. Que bênção divina Ângela! Um bebé, uma vida, é sempre o que de mais sublime a vida pode dar a uma mulher! Que corra tudo muito bem e que a Sofia (sabedoria...) seja uma realidade em Dezembro.Um grande abraço de PARABÉNS.
    VeraM

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns Ângela!! Muitas felicidades e tudo a correr pelo melhor! Claro que se perdoam as ausências maiores, até porque quando vem um post ele "vem com tudo" !! beijinhos

    ResponderEliminar