O Valor dos Cortinados!...Drapes Worth!

terça-feira, setembro 10, 2013

Olá bom dia a todos, hoje vamos falar de cortinados, vou repetir, de cortinados!!! Agora que tenho a vossa atenção, atentem no seguinte: no outro dia recebi um mail com um pedido de ajuda, de uma querida leitora de "Braga, carago", entre outras coisas, acerca de cortinados. Sei que já vos falei da importância que lhes dou, e sei também, que já vos disse que não concebo uma casa sem cortinados, é verdade. Por isso hoje gostava muito de vos falar do custo e do valor dos mesmos, que como sabem são duas coisas completamente distintas.
Facto 1: Fazer cortinados é dispendioso.
Sim, entre a compra do tecido, a confeção, e os acessórios necessários à aplicação, a execução dos cortinados para uma casa inteira, representa uma grande fatia de qualquer orçamento de decoração.
Facto 2: Janelas no mesmo espaço, têm que ter o mesmo tratamento.
Janelas no mesmo espaço, têm de ser rigorosamente vestidas da mesma forma, para que se consiga dar ao espaço harmonia visual, e homogeneidade.
Facto 3: Nenhuma decoração fica pronta sem cortinados, mesmo com a vista para o exterior mais privilegiada do mundo!
Uma casa pode ter os móveis mais bonitos do mundo, com os papeis de parede e tapetes e sofás mais giros de sempre. Os melhores objetos decorativos, e as obras de arte mais desejadas, se não tiver cortinados, nunca estará acabada, nunca será um lar, nunca.
Facto 4: Os cortinados não são itens secundários de uma casa, são itens principais.
Não deixem a execução dos vossos cortinados,  para o fim da decoração das vossas casas. Vai custar-vos demasiado, fazê-los como o último esforço,  e provavelmente, vão adiá-los, adiá-los, adiá-los e certamente vão acabar por colocar algo mais económico, que vai comprometer o resultado final da decoração das vossas casas.
Facto 5: Cortinados são o detalhe de luxo e conforto de qualquer casa.
Se na vossa casa, o aquecimento central ou lareira funcionam, se os sofás não vos partem as costas, e se quando põem os pés no chão, existe um tapete fofinho para os receber, e se mesmo assim não sentem conforto em casa, das duas uma, ou não têm cortinados, ou escolheram mal, o tecido para os mesmos. E daqui vamos para o luxo, não pela caxemira caríssima que pode estar na composição do tecido, mas sim, pela existência ausente dos mesmos!!! Eu explico, uma das principais ideias por trás dos cortinados, para além da privacidade ou do bloqueio da luz, é a de acrescentar valor, textura, camadas a uma casa, e isso não se consegue com um bocadinho de tecido transparente (de cores várias, é certo) que nada fazem a não ser, subtrair o vosso saldo bancário. Os cortinados estão lá, mas ausentes, porque não acrescentam nada à decoração.
Facto 6: Os cortinados devem harmonizar-se com a decoração e não "falar mais alto".
Minhas caras amigas, não há povo que goste mais de um contrastezinho, que o povo Português!!!Se escolhem um papel de parede preto, então os cortinados têm que ser vermelhos para contrastar! ERRO, ERRO, ERRO, colossal. Não é através dos cortinados que se fazem contrastes ou jogos de cor.  Não só porque quebram a harmonia visual, mas também porque face ao seu custo deve ser um investimento para rentabilizar a longo prazo!
Conclusão:
Os cortinados custam muito dinheiro? Custam! Mas valem o investimento? SIM, OH SIM!

 Linda esta sala, mas fria, inacabada, não acham? Qual foi a vossa experiência quendo encomendaram os vossos? Acham que os cortinados, valem o que custam? Beijinhos até amanhã, fiquem bem!

You Might Also Like

5 comentários

  1. Olá Ângela,

    Na nossa casa, optámos por fazer "à medida" a maior parte dos cortinados, das divisões "definitivas": sala, escritório e quarto de casal. Reconheço que foi um grande investimento mas compensou e tornou o espaço muito mais acolhedor. Fotos no meu blog www.welc-home.blogspot.pt

    Beijinho,
    Filipa

    ResponderEliminar
  2. Angelanão imagina como concordo consigo!como é possivel alguem imaginar qq divisão de casa sem eles?

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que os cortinados são uma peça fundamental para que um espaço seja acolhedor!

    Santi

    ResponderEliminar
  4. Cara Ângela,
    A sua explicação não podia ser mais explicita!
    Disse tudo... só não percebeu quem não quer perceber!
    Obrigada pela partilha!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Angela ... Eu tive mais problemas em Obter os varões... sinceramente, tiveram de vir de Portugal. O Apt é em Angola...Tenho muitas Janelas de vidro! Preferi, e por ser mais econômico comprar os cortinados já feitos...Não me chatiei...os que estão lá agora até são do IKEA...Super Jeitosos!!!
    Resumindo...um casa sem cortinados fica com uma sensação de "Nu e Cru"
    Concordo com tudo que a Angela escreveu!

    www.claudiaclaki.blogspot.com

    ResponderEliminar