Em decoração, 3 é bom!

quinta-feira, fevereiro 14, 2019

Meus queridos bom dia, já tenho referido várias vezes aqui no blog, que a repetição de elementos é uma das regras do design. Repetir os mesmos elementos em decoração, não é monótono e muito menos revela falta de imaginação. Repetir elementos potencia um resultado, aumenta o interesse visual, marca uma parede, um móvel. Mas porquê o 3? Bom na verdade, não tem de ser 3, fazer o styling da vossa casa em números impares é igualmente promissor...mas porquê? Parece que tem tudo a ver com o funcionamento do nosso cérebro, primeiro porque 3 é o número menor, que pode ser usado para formar um padrão distinto nas nossas mentes e depois, porque quando vemos algo emparelhado em números ímpares, o nosso olhar é forçado a mover-se mais, aumentando assim o interesse visual da experiencia.


Quando penduramos decoração vertical, dois elementos de uma coisa só, nada mais é que um par. No entanto se pendurarmos 3 ou 5, ou 7 automaticamente passa a uma colecção!



É também por isso que as galerias de parede têm um efeito visual tão poderoso, motivo pelo qual é um elemento a que designers e amantes da casa em geral, recorrem vezes sem conta.


Mas não é só na parede, que o número 3 se destaca. Quando compomos o styling de uma peça de mobiliário, escolher 3 objectos de escala variável, entre eles, é a melhor maneira de o enaltecer.



Se por acaso tiver um cantinho, que de certa maneira ainda não lhe parece perfeito, tente rearranjá-lo num grupo de três como a imagem abaixo, se calhar era a proporção numerica que estava errada.



E o mesmo se passa quando escolhemos apenas 2 cores para um espaço, pois o mesmo pode parecer pouco dimensional. Uma terceira cor, enche o espaço, de certa maneira, completando-o.




Por fim com a textura passa-se o mesmo. Num espaço onde não exista variação de cor, o mesmo pode parecer demasiado monótono e pouco interessante. Mas tal como na foto abaixo, juntar várias texturas, neste caso, o shiplap nas paredes, o linho do sofá e a textura do tapete, enche o espaço de interesse visual e sensorial. 



E aí têm meu povo, porque é que em decoração, ao contrário do coração, 3 não é uma multidão, pelo contrário, em decoração quanto mais melhor e se for em números ímpares, melhor ainda! 
Boa quinta feira malta, fiquem bem e até amanhã!

You Might Also Like

0 comentários